Show folclórico topázio é um espetáculo com mais de 40 anos de existência representando as manifestações culturais baiana e nordestina.
Trabalho que reúne manifestações folclóricas a partir de uma releitura para a linguagem contemporânea, onde a mitologia africana é narrada através do seu universo místico, enfocando aspectos da religiosidade e da cultura popular enraizados na ancestralidade brasileira. Show folclórico com cerca de 16 artistas em cena: músicos, cantores, dançarinos e capoeiristas. Um espetáculo eletrizante de cores e alegria para deleitar as mais exigentes plateias.
Culto de origem africana que são feitas homenagens aos antepassados com festas, danças e os objetos que os representam. As divindades homenageadas nos rituais são antepassados queridos que foram importantes para a existência dos adeptos do candomblé no presente.
Ele é considerado o soldado, guardião, o patrono dos exércitos pois representa a luta e a vitória. Sua personalidade é dura e justiceira, aquele que vem para executar a Lei. É duro e inflexível e poucos são os que desafiam o seu poder. Senhor dos metais e suas vestes são representadas pela cor Azul escuro.
Oxóssi é ode, que na língua Ioruba significa caçador. Deus das florestas e sua veste é verde.
Oxum é a Senhora das Águas Doces, a grande mãe do amor e da fertilidade. Sua energia é de uma jovem princesa, cercada de ouro e abundância. Vestes amarelo.
Omolu, Abaluaiê, Obaluaê, ou Xapanã são as diversas nomes deste Orixá tão temido por ser o Orixá da morte e da cura. É o Orixá que possui o conhecimento e a domínio sobre as perdas, as doenças e as pestes, sendo o responsável pelas transformações. Veste da cor marrom e palha.
Iansã é a guerreira mais valente das Yabás (Orixás mulheres) com temperamento forte e personalidade marcante. Orixá dos ventos e tempestades. Vestes vermelho.
Divindade incumbida pelo Ser Supremo de criar a terra sólida e povoá-la e de modelar a forma física do homem, Oxalá é frequentemente descrito como o representante do Ser Supremo na terra. Vestes branco.
Xangô é o Senhor da Justiça, o Orixá da Lei. Rege os domínios do fogo, expresso nos raios e nas lavas de vulcão. Vestes vermelho e branco.
Rainha dos mares e protetora dos pescadores. Vestes Azul Claro.
A Puxada de Rede, era a atividade pesqueira dos negros recém-libertos, que encontraram na pesca do “xaréu” uma forma de sobreviverem, seja no comércio, seja para seu próprio sustento. Ritual realizado à noite com cantos e movimentos coordenados para trazer boa sorte à pescaria.
É a exaltação da terra mãe África, do sagrado feminino africano ancestral e da música em forma de dança.
O xaxado foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião. Entre os personagens de mais destaque desta época, encontram-se, sem sombra de dúvida, Lampião e Maria Bonita, que representavam a força da justiça em favor dos pobres contra a tirania dos senhores opressores da caatinga.
Maculelê é uma expressão cultural, uma dança folclórica brasileira, com raízes africanos e indígenas, que simula uma luta tribal usando como arma bastões. na sua origem, foi uma arte marcial armada.
A capoeira tem sua origem da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira foi criada como uma forma de luta e de resistência.
Manifestação cultural que mistura dança, música e poesia; o samba de roda nasceu no Recôncavo Baiano e se expandiu pelo país. O samba de roda tem influencias da cultura africana e portuguesa.
Momento de interação com o público, na qual são convidados para o palco. São convocados para realização de coreografias com o elenco ao ritmo de músicas populares da Bahia.